Os benefícios que as consagradas string boxes trazem para os circuitos CC estão ficando cada vez mais conhecidos, o que é um salto significativo para o avanço da indústria. Mas, e o QDCA? Ele é tão importante quanto?

E, afinal, vale a pena investir no QDCA como solução independente?

Por que não ouvimos falar tanto do QDCA?

O QDCA, abreviatura de Quadro de Distribuição de Corrente Alternada, tem sua presença exigida pela norma ABNT NBR 16690. A maior dor do QDCA, no entanto, é justamente a sua ligação com as string boxes.

O que falta para o QDCA é a sua popularização como solução independente. Na maioria das vezes, ele é tratado como uma extensão integrada na string box. Por conta disso, o volume de informação disponível sobre ele é muito mais baixo, fazendo com que as pessoas não levem os seus benefícios singulares em consideração.

Como ele funciona?

Ele atua na intersecção do inversor para a rede como um quadro de proteção para os circuitos CA de um sistema. O próprio QDCA possui dispositivos de proteção contra descargas, como os disjuntores para seccionamento ou o DPS.

Além de desempenhar esse papel na proteção dos circuitos CA, a independência do QDCA é importante para a manutenção. Mantê-lo em uma caixa separada dos componentes da string box garante que uma intervenção operacional seja realizada de forma mais fácil.

Pode-se dizer que a separação traz uma facilidade na identificação.

Os QDCAs distribuídos pela Proauto Electric para todo o Brasil são oriundos da conceituada empresa fabricante alemã DEHN, que estabelece uma parceria frutífera com a Proauto há mais de 6 anos.

Nosso site possui uma linha completa de QDCA, incluindo QDCAs bipolares de 20 a 63A e QDCAs tripolares de até 63A.

Se a independência deste dispositivo é interessante para você ou para o seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas para sanar dúvidas, discutir soluções personalizadas e fazer planos de entrega.